CARTA DE DESLIGAMENTO – Pr. Célio J. Capeli

156421_468913649837839_1887189739_n

Aos verdadeiros irmãos em Cristo, Saudações. Pr. Célio J. Capeli

À Igreja Cristã Maranata

Para ciência do Conselho Presbiteral, e a família da fé que tomar conhecimento desta.

Histórico pessoal

Convertido ao Evangelho do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo desde os 16 anos de idade, venho vivendo um período de 35 anos no exercício da fé, sendo os últimos 30 anos na referida Igreja e dos quais 24 anos no exercício do Ministério da Palavra. Com amor intenso assisti as Igrejas nas cidades de: Registro, Itapetininga, Campinas, Jundiaí, Bauru, Auriflama, Sertãozinho, Araçatuba, Ribeirão Preto, Tatuí, Sorocaba, Indaiatuba, Limeira, Jaguariúna, Itupeva, Várzea – Paulista, Salto, Itu, Americana, Santa Bárbara, bem como os trabalhos ligados a estas no período de responsabilidade a mim confiado, além de Igrejas em outras cidades em assistência, visitas, encontros, reuniões de Prs., enfim, nenhuma Igreja a mim confiada considerei longe demais para assistir ou considerei desprezível para que não me colocasse à disposição do pastoreio. Assim como minha esposa e filhos, todos integrados à Igreja, sempre estiveram ao meu lado nos cultos, batismos, vigílias, eventos regionais, seminários e outras atividades do corpo.

O exercício da fé, e seus percalços

Encontrei na Igreja Cristã Maranata um local agradável para o meu coração de jovem, cheio de sonhos e desejos, onde os cultos eram serenos e direcionados pelo Espírito de Deus. Pouco tempo depois me casei, fui agraciado, “ mulher virtuosa quem achará ?…” Provérbios 31:10, a mim, o Senhor me deu.

Alguns anos e fui levantado para o diaconato e depois o Ministério da Palavra ( 1988 ). No exercício do Ministério, conversando com o Pr. Coordenador (…) sobre um diácono com algumas lutas e deficiências pessoais decorrentes de seu próprio passado, o Pr. deu uma “palavra” sobre este irmão dizendo: “ Prepara Pra “Matar”! ”

Pastoreando a Igreja de Sertãozinho – SP, em razão de ter disciplinado um diácono, por destratar uma adolescente visitante (resumindo), fui eu o Pr. removido da Igreja e o diácono, lógico, voltou ao seu serviço. Isto num prazo inferior a 30 dias, sem contar que eu estava assistindo a Igreja há 08 meses e a

referida Igreja estivera por 03 anos sem governo pastoral, por causa das intrigas e problemas entre os próprios diáconos.

Quando pastoreava pela 1ª vez a Igreja de Aurocan, Campinas-SP, recebi no período da tarde a ligação do Pr.(…), dizendo que haveria mudança de Ministério. Fui para o culto a noite e lá tomei conhecimento de quem seria o Pr. que me substituiria. Após o culto, perguntando para o Pr. que me ligara, para qual Igreja iria, recebi a incrível resposta: “você vai ficar sem Igreja. É que você está cego de um olho, está numa profunda crise de depressão, você está estudando de noite e tem coisas que tua mulher não está vendo! Mas, você irá ajudar o Pr. (…) na sua igreja ”. Não precisa dizer que esta foi a resposta mais absurda, infundada e desconexa que já ouvi em toda minha vida.

Pode ser que esta atitude tenha sido em retaliação à minha pessoa, pois meses antes em reunião de Prs. em Campinas-SP, no momento em que se tratava do assunto do Pr. (…) e sua família, sua esposa foi “difamada” pelo Pr. (…). Imediatamente revidei com minhas palavras: “ isto não ! ” ( Ninguém tem o direito de falar da esposa de qualquer pessoa ).

Seguindo então a orientação de ajudar na igreja do Pr. (…), ( eu e minha família, sendo minha filha instrumentista “oficial” ), e estando na Igreja já há 04 meses, após o culto, o Pr. responsável me chamou na sala de culto profético e disse: “Eu não vou dividir meu ministério com ninguém, eu não autorizei sua filha a tocar na minha igreja, então vai lá e disciplina tua filha!” ( e pensar que fomos para lá seguindo uma orientação, com a finalidade de ajudar no culto, principalmente porque durante a semana eram poucas pessoas, bem como a carência de instrumentistas… ).

Mas o Senhor não desampara seus filhos…

Nessa mesma semana, no sábado, em reunião de Prs., foi abordado o assunto para que eu voltasse a assumir uma Igreja. Nessa reunião, além de muitos dons mostrando que eu e minha casa estávamos em ordem com o Senhor, o Espírito Santo concedeu uma revelação através do Pr. Carlos Alberto de Pirassununga-SP, nestes termos: “ Assim como te livrei há 10 anos atrás, estou te livrando agora! ”

Lembrei-me então da Palavra Eterna:

“Toda ferramenta preparada contra ti não prosperará…” Isaías 54:17

E também… “Agora sei que o Senhor salva seu Ungido…” Salmos 20:6

No final de 2008, estando muito enfermo, ( hérnia de disco traumática, contraída em decorrência de acidente de trânsito aos 18 anos ) solicitando orientação do Senhor para minha vida, em uma “ Reunião de Polo ” ( Prs. e obreiros ), foi assim entregue uma “revelação” por um Pr.: “ Este Assunto, Será Tratado na Próxima Reunião de Prs. ”. Duas semanas após, estando agora na reunião somente de Prs., novamente outra “revelação”: “Este Assunto Será Tratado na Próxima Reunião de Coordenadores”. Mais duas semanas e agora na reunião somente de Coordenadores, outra “revelação”:

“Este Assunto Será Levado ao Presbitério”. Passou uma semana e recebi uma “orientação”: “ NÃO É HORA DE LEVAR SEU ASSUNTO AO PRESBITÉRIO ”. Passados alguns dias e fui falar com um dos Coordenadores sobre meu assunto e recebi uma resposta bem interessante:

“ A orientação não é esta, mas vai esta mesmo! ”

Mais interessante ainda foi quando numa das reuniões de Prs. em Campinas, meados de 2011, um Pr. comentou que recebera uma “ ordem ” de outro Pr. dizendo:

“ Faça o que for necessário, mas tire o Ministério do Célio! ”

Faço então, uma Reflexão: Enquanto palavras sábias são proferidas, “A única coisa necessária para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam.” ( Edmund Burke )

Outras porém são despejadas! “ Prepara Pra “Matar”! ” , “ A orientação não é esta, mas vai esta mesmo! ”, “Faça o que for necessário, mas tire o Ministério do Célio!” As palavras refletem o caráter e a personalidade das pessoas; “ … Pois a boca fala do que está cheio o coração.” Mateus 12:34. Mas lógico, seria difícil de classificar tais palavras. O que dizer então destas pessoas …

Homens com atitudes tão “pobres”. Estes, sequer apresentam alguma razão para seus atos. Pior ainda, é que usam e manipulam pessoas para mandar “matar” irmãos em Cristo. Nada diferente do rei Davi, que acovardado de seus atos, mandou matar a Urias ( II Samuel 11:15 ) para que seu pecado de adultério ficasse encoberto.

Talvez seja exatamente isto. Porque não concordo com esta “sujeira” que vem ao longo dos anos adentrando nas Igrejas, é que alguns vêm tentando destruir a minha vida.

É, “pobres” homens… A Palavra já de antemão fala sobre eles.

“Esses homens são como rochas submersas, em vossas festas de amor, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, são pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água, impelidas pelos ventos; árvores em plena estação de outono, sem frutos, duplamente mortas, arrancadas pela raiz.

São ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido reservada a negridão das trevas para sempre.” Judas vs. 12-13

“Sabei, porém, com certeza que, se me matardes, trareis sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre os seus habitantes; porque, na verdade, o SENHOR me enviou a vós, para dizer aos vossos ouvidos todas estas palavras.” Jeremias 26:15

Homens comprados e lavados no Sangue do Cordeiro, e querendo um “acabar” com a vida do outro?

Estes fatos porém, são apenas alguns poucos registros das vezes que já armaram contra minha vida. Não uma, nem duas, nem três, enfim… Surpresos? Esta é a razão de ter aprendido a viver nestes 30 anos, o significado das palavras:

“Até quando há riso nos lábios sente dor o coração, …” Provérbios 14:13

Lembro-me ainda, que numa das viagens de Prs. a Ribeirão Preto-SP, estávamos em 04 Prs. e, por causa do assunto que conversávamos, comentei: Das duas, uma?! Ou o que eu falo tem fundamento, razão de ninguém discordar, mostrando-me na Palavra que estou errado, ou é a maior prova de “ amor hipócrita ” existente no nosso meio. Pois vendo que, se estou errando nas minhas argumentações, nunca ninguém chegou e disse: Irmão, você está equivocado. Qual será? ( Mas lógico, mais uma vez, eles se calaram… )

Mas estes episódios que ocorreram ao longo destes anos, são todos desprezíveis, diante da Salvação que o Grande Rei tem a mim proporcionado.

Por mim, perdoados estão!

Como desde a juventude fundamentei minha vida nas riquezas da Palavra Eterna, e por Ela recebi esposa, filhos e forma de vida. Tal maneira falei, tal maneira procedi, ( Tiago 2:12 ), assim, faço ainda hoje.

O Terrorismo Espiritual

Ouvir nos seminários que: “aqueles que deixaram a “obra” sofreram acidentes”, “contraíram câncer”, “morreram cheio de bichos”,

contradiz a Palavra, que ensina em João 6:29: “Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou”. A obra não é uma casa dividida, onde um quer “matar” ao outro.

A obra de Deus é ESPIRITUAL, e não denominacional!

Vidas estão saindo! Alguns saíram porque não concordaram com muitas coisas erradas (ver Google. “Gazeta Online Maranata Fraude Milionária”). Estes, geralmente, passam então a ser conhecidos como aqueles que deixaram a revelação, ou entraram na razão, ou perderam a benção, ou simplesmente são tidos como caídos.

Muitos porém, alheios à Verdade, estão morrendo no “ninho”. Eu prefiro voar.

Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; voarão com asas como águia; correrão e não se cansarão; andarão e não se fatigarão.” Isaías 40:31. (Sempre falaram: “A letra mata!” Porém, “Salmo 1:1-2, Josué 1:8, I Timóteo 4:13 “persiste em ler…”, e ainda, Neemias 9:3” afirma que: As letras no “Espírito de Deus”, dão vida ao homem).

Mas assim como procederam com José, não podendo matá-lo, mentiram ao pai; porque, com sangue inocente sujaram sua veste. “Genesis 37:31-35” ( pois foram covardes para assumir a responsabilidades de seus atos ).

Comigo, por certo, não será diferente, pois assim fizeram no passado, e possivelmente farão no amanhã, a mim e aos meus familiares que ficarem na Igreja!

Será que alguém procura saber por quais razões algumas pessoas saíram da Igreja,

estão saindo, e outras provavelmente sairão? Alguém sabe? Até mesmo para que atitudes contrárias aos Fundamentos Bíblicos sejam corrigidas? Por certo que, se assim fizessem, e trouxessem ao conhecimento de todos, ficaríamos pasmos com o que teriam a dizer.

Mas… “ Tem Coisas Que é Bom Que a Igreja Não Saiba ”, isto foi dito em uma das transmissões. Por que não saber a verdade?

“ Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade.” II Coríntios 13:8

Eu no entanto, sempre o fiz. ( Os relatos são tristes e vergonhosos ). Nunca tomei decisões por ouvir dizer, mas procuro conhecer a realidade dos fatos inquirindo assim daqueles que as sofreram. “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; cuida bem dos teus rebanhos.” Provérbios 27:23

Então, por que saíram?

“ Saíram do nosso meio, porque não eram dos nossos … ! ” Será mesmo?

Segue então, alguns fatos e acontecimentos que ferem a ÉTICA e a VERDADE.

Conhecendo o “ ninho ”

No melhor momento de crescimento da Igreja de Costa e Silva, o Pr. responsável foi removido em razão de uma carta anônima lida em reunião de Prs. (contrariando a Palavra de Deus, que diz: “Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas”. I Timóteo 5:19 )

Em reunião de Prs., dons foram dados, mostrando a necessidade de comprar uma propriedade para a Igreja de Aurocan (visão da engrenagem ) e levando adiante a proposta, a resposta sumária do Presbitério foi: “ Não há interesse na compra! ” Entretanto, para a Igreja que está há 08 anos numa casa alugada, velha, apertada, próxima a viela sanitária, com visitas esporádicas de escorpiões (aracnídeo), da qual as vidas passam vergonha e são humilhadas até mesmo por visitante, ( “ vocês são tão pobres que vou deixar uma oferta em dinheiro”. “Este local é pequeno demais para receber minha família”. Palavras proferidas por aqueles que nos visitaram. Entre estas, foi também a de um “ alto Oficial do Exército ” que foi convidado por um Pr. de Campinas, para o culto no salão de Barão Geraldo, que disse: “ Pr. (…) nunca mais me convide para visitar sua Igreja.”). Vergonhoso… Pior que isto, a resposta: “ Não há interesse! ” ( Contradição do dons ). Mas a Palavra diz: “ Porque Deus não é Deus de confusão, …” I Coríntios 14:33

Não bastando, vem um Pr. de Vitória dizer que o Presbitério não investiu em Campinas, porque nós não crescemos… ( então o crescimento não pertence mais ao Senhor Deus? “ I Coríntios 3:7 ” ) Por certo, diz assim, porque nunca viveu aqui, não conheceu nossa história, não conhece nossas distâncias, não conhece os costumes da cidade e menos ainda nossas necessidades e provavelmente também não sabe que Campinas é a 2ª maior cidade do estado de SP, força motriz da economia brasileira. E vem falar isto?

Trinta anos, ( desde março/82 ) da “obra” numa das maiores economias do país e temos que ouvir isto? Em outras cidades e estados, construções suntuosas e jardins amplos; ( sem falar dos Maanains espalhados no Brasil ). Aqui…, a atenção dada ao “dom” para comprar, foi:

“ Não há interesse na compra ! ” ( Mataram o “ dom ”. Mataram a “ revelação” ).

O Pr.(…), ao visitar o trabalho de Jordanésia-SP, comentou: “Eu teria vergonha de convidar um colega de trabalho para fazer uma visita num lugar deste!” Semelhantemente, quando o Pr. (…) Coordenador ao visitar a Igreja de Várzea Paulista-SP ( 07 / 2012 ) comentou: “ Eu teria vergonha de trazer um conhecido neste lugar ”. O que dirá do estado emocional das almas que lá estão, a +/- 18 anos; da compra até agora aguardando a “ tal ” reforma; uma propriedade em ruínas. ( 18 anos… que VERGONHA, Pastores! )

Será porque é tudo comum a todos? “ Atos 2: 44 ”.

Não será exatamente isto que o Pr. quis dizer, o porquê de não haver o tão famoso e estrondoso crescimento por aqui? Então analisem:

Se um Pr. tem vergonha de convidar um conhecido, o que dirão as ovelhas?

Pessoas são constrangidas a fazer “ vaquinha ” para pagar a instalação de antena na Igreja para poder participar dos cultos; vaquinha para reformar a Igreja (Costa e Silva / Várzea); vaquinha para consertar teclado da Igreja ( Guanabara – ver e-mails ); vaquinha para isso, vaquinha para aquilo outro. E os dízimos, servem para quê? Não é para que haja mantimento na casa do Senhor? “Malaquias 3:10”

Por muitos e muitos anos ouvi falar nos seminários, que cada um, no culto, ou na vida, tem uma necessidade diferente. E agora não mais? É igual pra todos? Como assim? As pessoas deixaram de ter suas necessidades ou identidades diferentes? Agora são todos iguais? Culto sem direção? Como que perdidos? Projetaram no interior das Igrejas o gráfico multidirecional, dizendo que cada um pregava uma coisa diferente. ( E não é exatamente isto que foi ensinado durante anos, a dependência do Espírito Santo? Pois cada um tem uma necessidade diferente! ).

Como então? Cada um para um caminho diferente, sem norteio? Sem rumo? Sem objetivo? (Seminário 23/06/2011 Pr. Gilson). Agora…, todos são sugestionados a pregar a mesma coisa? ( “Mensagens prontas da Semana”. Mensagens pré concebidas para dar à Igreja?

Condenaram os “religiosos” que assim faziam e agora fazem o mesmo? ) E como ficaram então, aquelas mensagens sobre o cajado na mão, e a direção do Espírito? E o culto profético? E a necessidade do visitante? E a liberdade do Espírito Santo de governar o culto e falar pela boca de seus servos? “Marcos 13:11” “Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” II Coríntios 3:17.

Ah, sim! Tinha me esquecido, “ agora são todos iguais ”, todos perderam a identidade.

( Por certo, que ninguém tem cópia das transmissões originais na íntegra! Pois sempre foi proibido gravar e filmar tudo! – CIRCULAR 032/11) Contrariando a Palavra que diz: “ O que vos digo às escuras, dizei-o às claras; e o que escutais ao ouvido, dos telhados pregai-o ” Mateus 10:27.

É “ético”? Segundo veículos de comunicação, aparelhos usados para transmissão do culto nas Igrejas, ( um, alguns, ou muitos, quem sabe? ) tiveram sua origem no contrabando ( ver Google ). Será que estes aparelhos estão sendo usados para glória do Senhor vindos do contrabando? “ …porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? ” II Coríntios 6:14

Revelações Infundadas “ mentirosas ”

Foi interrompido o processo de construção do Templo em Indaiatuba-SP em razão da “revelação”: “O Senhor revelou que só pode construir templo quando tem cem pessoas nos cultos durante a semana”. Na época haviam 113 membros na Igreja; o que dirá durante a semana?! Mas primeiramente foi construído o templo em Adamantina-SP, que era a igreja do Coordenador, que não tinha sequer 100 membros. E a “ REVELAÇÃO ”? Por que lá não cumpriram a revelação? ( Também construíram um templo p/ 250 pessoas em Jaguariúna-SP, que ainda hoje não tem 90 membros na Igreja. “ Quanta Hipocrisia! ”).

“ Acaso não tiveram visões falsas e não pronunciaram adivinhações mentirosas quando disseram “Palavra do Senhor”, sendo que eu não falei ? ” Ezequiel 13:7

“ Não enviei esses profetas, mas eles foram correndo levar sua mensagem; não falei com eles, mas eles profetizaram. ” Jeremias 23:21

Vigílias adentram a noite, chegando às 22:00hs, como foram as últimas ( Barão Geraldo / Campinas, e Guaporé 22/06/12 ), passando assim o sublime horário das 21:00hs. estabelecido para encerramento de toda atividade da Igreja, conforme as CIRCULARES 056/10 e 058/10. ( leiam )

“ Dois pesos diferentes e duas espécies de medida são abomináveis ao Senhor”.

Provérbios 20:10

“E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.” Lucas 11:46

Diante de alguns fatos, nesta relatados, um Pr. da região de Campinas comentou:

“ Eu Estou Semelhante a um Avestruz ”. É verdade; parece ser mais fácil “fechar” os olhos para toda sorte de atitudes contrárias à Palavra de Deus, e “enfiar” a cabeça num buraco e agir como quem nada está vendo, a condenar tantas contradições. Eu fiz a minha parte. Nunca acusei pessoas, mas sempre apontei e rechacei atitudes que destroem a vinha. “…hão de saber, contudo, que esteve no meio deles um profeta. Mas tu lhes dirás as minhas palavras, quer ouçam quer deixem de ouvir…,” Ezequiel 2: 5,7

Por muitas vezes ouvi falar no seminário de Vitória que o Senhor queria o ministério “ leigo não profissional ”, e que Filosofia e Teologia eram coisas da razão. E agora por que estão dando aulas de Filosofia e Teologia? Não eram coisas da razão? Que deus é este que determina uma coisa e depois de alguns anos em razão da lei do país que está para mudar resolve mudar seus próprios desígnios? Deixou o Senhor de ser Onisciente? “Porque eu, o SENHOR, não mudo…” Malaquias 3:6.

Também ouvi muitas vezes falar nos seminários: “virá o tempo em que os Prs. deixarão de ser Prs. e serão administradores”, contrariando a Palavra que diz: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com conhecimento e com inteligência”. Jeremias 3:15

E também:

“… o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a Igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. Atos 20:28 ( Ofuscaram até mesmo os “ intentos do Senhor! ” ).

O culto é racional ( com entendimento ), conforme a Palavra em “ Romanos 12:1 ”

( leiam… ). O Senhor nos concedeu inteligência para pensarmos, e não para sermos como um marionete manipulado por homens.

O Senhor não tira, mas…, NÓS TIRAMOS! Frase proferida por um dos Prs. de Vitória: “NÓS tiramos isto dos Pastores”, isto o que? A maneira de agir de cada um? O pastoreio? Seus costumes? Seus erros? Ou então, SEUS VOTOS ? “NÓS tiramos”!?

Errou o Criador nos seus atos? Não sabia Ele a quem estava levantando? Não foram todos levantados por “ revelação ”? Não, o Senhor, não faz isto! Jamais fará! Certamente que não!

O Senhor não tira nada de ninguém! Ele dá vida a todos.

“O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.”

I Samuel 2:6

“Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis.” Romanos 11:29

“Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.” Tiago 1:17

O Despreparo e o Destempero do Governo Humano

Hoje em razão do meu estado de saúde, enfermo, estou impossibilitado de trabalhar devidamente para o meu próprio sustento. Não há mais condições de deslocamento sequer para pequenas distâncias corriqueiras do dia a dia. As dores e câimbras são constantes, tenho limitações impostas pelas dores, nem por isso deixei ou deixarei de servir ao Senhor.

Entretanto, como numa das reuniões de Prs., ( início 2012 ) o Pr. (…), saindo do seu lugar onde estava sentado, veio até mim para perguntar sobre a possibilidade de assumir a responsabilidade do trabalho do DIC / Campinas. Não satisfeito com a minha 1ª resposta de não ter condições físicas para tal ocasião, perguntou 2ª vez a mesma coisa; a qual respondi da mesma maneira: “não tenho condições físicas para isto”. Ainda não satisfeito, perguntou a mesma coisa pela 3ª vez. Contudo, nesta ultima excedeu os limites de ética, respeito, e educação, agredindo-me com sua mão. Meses antes já me agredira com palavras

descabidas infundadas e mentirosas, quais fora m: “ Célio, você é um problema pra obra, você só causa problema pra obra, a vida inteira você vem causando problema pra obra” ;

( deixou de ser observador da lei, e passou a ser juiz e algoz! ) “ Tiago 4:11-12”

Compreendi então, ter chegado a hora.

( Lamentável! Com exceção de poucos que estavam ausentes na reunião, dia destas sórdidas palavras que foram a mim dirigidas, ninguém discordou de tais acusações. ), “…antes todos me desampararam…” II Timóteo 4:16

“ Onde está a ética Pastoral ? ” “ E que corpo é este, que se automutila ? ”

“ É isto, que é a OBRA ? ”

Contrariando à Palavra, Zacarias 4:6 diz: “ … Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos”, ovelhas são obrigadas a estar no culto; ou então, sofrerão punição? “ CIRCULAR 03/11 ”

Atitudes piores que as dos filhos de Zeruia! “ II Samuel 20: 9-10 ”

É uma casa dividida, e que está a cada dia mais, dividindo-se a si mesma!

Salvo alguém esteja disposto a sofrer o juízo do Senhor, e dizer que tudo que relatei é mentira, é uma escolha pessoal. ( Cada qual, que sele seu destino! ) Pois… “ Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” Hebreus 10:31, “Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados” Hebreus 10:26.

A Fé e a Convicção Permanecem

Enganam-se os que pensam, ou possivelmente venham ser induzidos a pensar, ou dizer, que eu deixei o meu Amado Salvador. NÃO! A Palavra afirma que: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles.” Mateus 18:20. ( Então, onde estiverem dois ou mais reunidos em nome do Senhor Jesus, sem este falso amor e outras hipocrisias mais, ali estarei ).

Por muitos e muitos anos lutei contra as “raposas”, mas estas encontraram muitos covis

e se esconderam, ( “…o coração dos filhos dos homens está cheio de maldades…” Eclesiastes 9:3 ) devastaram a vinha; a erva cresceu e ofuscou a luz; a verdade foi besuntada.

“Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador.” Romanos 1:25.

Meus valores são claros; estão fundamentados na Palavra! Pois Ela assim diz:

“… Não sejais participantes de pecados alheios …” I Timóteo 5:22;

“ E não vos associeis com as obras infrutuosas das trevas, antes, porém,

condenai-as. ” Efésios 5:11

Deixando o “ ninho ”; um ambiente que se tornou hostil

Nunca fiz conchavo algum, de coisa alguma, ou com qualquer pessoa e exatamente em razão disto, também não farei agora!

Fundamentos Bíblicos não estão sendo observados ou devidamente praticados; é impossível estar num ambiente onde o respeito entre Prs. sequer é vivenciado; mostraram “ não conhecer a Palavra ou mesmo valorizá-la ”.

“E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” Lucas 10:27

“Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.” Mateus 7:12

“ O amor não faz mal ao próximo…” Romanos 13:10

De forma sutil, “artifícios” são arranjados para “derrubar” irmãos na fé; “ordens” de “eliminação espiritual” são determinadas por aqueles que a si mesmo se julgam melhores que outros, ou pior ainda, julgam-se deuses!

( “Salmo 82:6” não se aplica aqui, e sim “Salmo 50: 17-21” – analisem os textos ).

A somatória das disparidades que se observa na Igreja Maranata nos últimos anos, mais os últimos acontecimentos no “Presbitério”, mais a incongruência dos dons, mais a falta de ética e respeito entre Prs., principalmente aos precedentes, além de uma série de outros fatores, agora preocupados com “censo”? ( Comunicado 058/12 )

“ Estamos no Ranking ! ” No entanto o Senhor condena tais atos…

“Porém não contarás a tribo de Levi, nem tomarás a soma deles entre os filhos de Israel” Números 1:49

“ Então Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.” I Crônicas 21:1

Não estou abandonando a fé, como também não sou um mercenário.

Estou sim, desligando-me de um sistema, de uma “entidade religiosa” e deixando de conviver com algumas pessoas, com atitudes hipócritas e comportamentos totalmente contrários à Palavra de Deus.

Por muitos anos e por muitas vezes, desconsiderei muitas coisas em razão de estar servindo ao Pai, e a semelhança do Cordeiro, aceitei aflições e perseguições;

“E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” II Timóteo 3:12.

Porém, a atitude da agressão física, e o descaso dos Prs. conhecedores dos fatos passados ( as sórdidas palavras… ), extrapolou todas as prerrogativas!

Naturalmente que não relatei a totalidade dos fatos vividos ao longo destes anos, nem mesmo todas as contradições que estão estampadas aos olhos de todos, porém poucos veem ( “ Torne insensível o coração desse povo; torne surdos os ouvidos dele e feche os seus olhos para que não vejam, … para que não se convertam e sejam curados ” Isaías 6:10 ) ou simplesmente não querem ver. Mas relatei alguns poucos, apenas poucos acontecimentos, vividos pessoalmente, além dos sinais ( sonhos a mim dados pelo Senhor ), que me levaram a tomar esta decisão.

Não guardo mágoas, como escrevi acima, por mim, perdoados estão.

Entretanto…

Poderão até falar que sou um caído; ou um recalcado, ou um oprimido, ou um desacertado, ou um enfermo, ou um traidor; ou um meia sola, ou um falso, ou, é a sujeira que o Senhor está tirando da “obra”, ou ainda um covarde que deixou a “obra”. ( Palavras e frases; algumas comuns outras normais neste “ ninho ” ).

Não sou!

Exercer o Ministério da Palavra durante 24 anos, sem nunca questionar distâncias, ou rejeitar o rebanho em razão da classe econômica das ovelhas; arcar muitas vezes com os custos de viagens e hospedagem ( sempre falaram: “ a obra é pobre ” ). Ministério este, exercido sem mancha, ou acusação alguma; nem afastamento por indisciplina. Mas, assistir; respeitar; cuidar; e amar as ovelhas do Pai, e ser aceito e bem quisto por estas, não é trabalho para um, sujo; fraco; muito menos um covarde.

Também desconheço a enfermidade “espiritual”; pois, “paliativo” à parte, “o Rei” cuida de mim. “ Salmos 40:17 e 103:3 ”.

Exerci o Ministério ao longo destes anos, unicamente por amor as almas e aos irmãos na fé. Não preciso do “ poder ”. Também nunca, precisei de destaque. Não busco honra humana; quis e quero apenas servir ao Senhor Deus.

Mas, um ambiente que caminha de ordens de “eliminação espiritual” à agressão física, decididamente não faz parte da minha fé! Não posso mais conviver com estas pessoas de atitudes tão contraditórias.

Também não vejo mais credibilidade nas “revelações” apresentadas. Perdeu a liga.

Quando não são hipocrisias, são contradições! São muitas…, muitas contradições!

Contudo… Deixo Aqui Registrado

A atenção e socorro a mim dispensado pelo Pr. Jefferson Christofoletti. Infelizmente, não colhi o devido fruto de seus atos, em detrimento às sequelas da cirurgia ( artrodese de coluna ) que sofri em 2009.

Grato também sou por todos quantos me auxiliaram e compartilharam comigo o exercício da fé no decorrer destes anos.

As serenatas. As visitas. As ligações. As intercessões. A companhia sincera, enfim…

“ Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; … ” Oséias 6:3

Leiam mais a Palavra!

Não é sem motivo que os Bereanos, eram mais sábios. “ Atos 17:11”

Sejam também!

Leiam muito! Leiam mais e mais vezes os livros de Provérbios e Eclesiastes!

Pesquisem! Questionem! Conheçam a origem dos fatos! Sejam sábios!

Leiam livros em geral e não fiquem na obscuridade do conhecimento!

“ Observai todas as coisas e retende o que é bom ” I Tessalonicenses 5:21

Dêem-se mais e muito mais aos vossos familiares, muitos por falta de “ atenção ”, morreram, quando realizávamos a “obra”.

Basta ver que muitos familiares, filhos e até mesmo esposas de Prs., hoje estão fora das Igrejas.

Uma Triste Recompensa …, Uma Inglória Recompensa.

“ Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.” Gálatas 5:1

“ O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam

pelo conhecimento ” Provérbios 11:9

Portanto, conheçam a verdade, “ …e a verdade vos libertará.” João 8:32

Venho então por meio desta, comunicar que eu, minha esposa e meu filho, estamo-nos, desligando da Igreja Cristã Maranata.

Saudações em Cristo.

Pr. Célio José Capeli Campinas, 19 de agosto de 2012

Esse post foi publicado em Cartas de Desligamento e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário